20 de nov. de 2010

Consciência Negra

Falar-se em "Consciência Negra", é algo que deve ser buscado em suas origens.

Os negros foram violentamente arrancados de seu torrão natal.

A violência sofrida fez com que se apegassem às suas origens, aos seus deuses, às suas crenças, como uma espécie de defesa contra as violências a que sempre foram submetidos.

Com a Abolição, começou outra espécie de preconceito. Os empregadores não conseguiam esquecer de que eram escravos recém libertos, sem qualquer tipo de cultura. Incapacitados portanto para qualquer tipo de trabalho que não fosse o braçal.

Assim a situação ficou durante muito tempo, com os negros praticamente segregados, sendo muito difícil qualquer tipo de progresso. O ingresso em escolas sempre era dificultado aos negros. Os problemas cada vez mais se acentuavam.

Contudo, com o passar do tempo, a situação foi mudando. Conseqüência natural da evolução mundial.

As mudanças, no entanto, não foram tão radicais a ponto de se poder dizer que hoje em dia não existe qualquer tipo de restrição ao progresso dos negros.

Há que se notar que ainda existe uma quase segregação. Podemos dizer com mais propriedade que existe um preconceito não se pode dizer racial, mas sim quanto às reais qualificações dos negros.

As chances não são iguais. Poucos são os empregadores que, analisando duas fichas de candidatos com igual grau de conhecimento e de qualificações, irá empregar o candidato negro em detrimento do branco.

Pode-se notar que na maioria das grandes Empresas, de qualquer tipo, são poucos os negros que conseguem cargos a nível de direção. Será por incapacidade, ou por uma espécie de preconceito disfarçado? É algo para ser pensado e repensado.

Já está provado de que com as mesmas possibilidade de estudo e preparo, a cor da pele não significa que determinada pessoa tem maior ou menor capacidade de desenvolver o intelecto, ou de desempenhar funções. A questão é algo digno de estudos.

Analisar-se os porquês é uma outra questão. O que é necessário, é que certos conceitos e preconceitos sejam revistos, que se adquira uma melhor consciência da realidade, não digo nacional, mas mesmo mundial.

Há que se rever certas posições para que doravante não se olhe mais para a cor da pele das pessoas, mas sim para sua real capacidade e inteligência.

Há que se evitar para o futuro esse tipo de coisas. A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.

Neste Dia da Consciência Negra é esse apelo que fica. Igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento, com todos, irmanados, tendo condições de desfrutar de UM LINDO DIA.

4 comentários:

  1. Bom bem que eu queria que o mundo naum tivessse toda essa desigualdade mas seiria petulante de minhas parte...dizer que nessa pais nuam ha descriminação racial...BOM AXO QUE O MINIMO QUE NÓS NEGROS COM ORGULHOS PODEMOS FAZER É CONTINUAR LUTANDO PRA MUDAR ESSA REALIDADE!

    xerOOO

    ResponderExcluir
  2. Exatelly,
    Tenho orgulho da minha raça e cor.
    E vou continuar até meu último dia de vida tendo orgulho da minha etnia. Sou o que Deus quis e só tenho a agradecer.
    E aos preconceitos e discriminações que nos afetam eu nem dou bola e luto todo dia para mudar isto. Pq sei q somos dignos de ser iguais a todos. E é isso o que somos e temos. Direitos, deveres e respeitos iguais.

    ResponderExcluir
  3. E MUITO BOM REFLETIR E COMENTAR UM POUCO SOBRE AS RAÇAS, ISSO FAVORECE O CONHECIMENTO DE UMA SOCIEDADE, BOM AFINAL TODOS TEM DIREITOS IGUAIS GARANTIDOS POR LEI E DEVEM SER RESPEITADOS

    ResponderExcluir
  4. Correto Cris, a sociedade precisa abranger seus conhecimentos com o mundo e refletir como a visão deles podem está errada. O respeito por raça, orientação sexual, etnia, cor o religião não deve ser atribuída apenas por promulgação de uma lei, além disso deve ser respeitado pela visão coerente do cidadão que ninguém é melhor que o outro, que todos tem a mesma qualidade, a mesma mentalidade, inteligência, força, humanidade e solidariedade. E se todos tem os mesmo atributos, todos devem se respeitar e viver em plena harmonia de amor e paz. Vlw pelo comentário brother. Grande Abraço.

    ResponderExcluir