9 de nov. de 2010

Educação brasileira

Ensaio para a vida soa irônico.
Podemos dizer que este título poderia ser sinônimo de '' eterno fracasso''.
Tenho que concordar que o status do país na educação melhorou bastante nestes últimos anos, mas não se pode negar que ainda é vergonhoso.
Ainda hoje temos professores precários, escolas debilitadas e impróprias para o ensino mas ainda funciona - entre outros fatores inacabáveis que não quero dar ênfase no momento.
O que quero relatar honestamente agora é a minha opinião sobre os últimos acontecimentos que trouxe muita repercussão e má por sinal.
A prova realizada pelo Ministério de Educação e Cultura -  MEC, que mais uma vez repercute a situação precária de segurança e organização da educação brasileira. O ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) teve novos problemas que veio a anular ( provisoriamente) o exame e pode tornar algo ''concreto''.
Um ano antes tivemos um vazamento da prova que levou a anular e reformular outra prova e data do exame o que de certa maneira prejudicou muitos estudantes. Em 2010 repete-se a anulação mas agora não por vazamento e sim por erro da gráfica do Ministério da Educação e todos organizadores envolvidos. A culpa não se deve cair em apenas um e sim em todos. Até no governo. Se todos participaram na execução todos devem acalhar os erros. Admitir. Não há como esconder. E não precisamos amenizar os fatos apenas por ser o país que vivemos e amamos. Temos nossas  falhas e mesmo sendo grandes demais podemos um dia concertar. Apesar que nada se concretiza aos olhos de quem ver tantos erros.
Eu ainda espero muito que nosso país evolua e conquiste uma educação realizada. Contundente. Espero muito. Acredito que pode. Mas falta motivação ao meu ver. A cada vez que tentam corrigir os erros mais se complicam. Isso é cabuloso e ridículo; Chego a ter vergonha de todos esses acontecimentos. ao meu ver somos uma nação que almeja o desenvolvimento mas espera que isso aconteça por si só. Correm atrás de vitórias macabras mas esquecem de dar atenção ao que mais preocupa e o que mais pode trazer benefícios ao país. Saúde e educação. Ainda sonho em um dia alcançar a satisfação destes dois setores neste país. E você o que pensa sobre isso?? #reflita e comente.

4 comentários:

  1. É isso ai Manoel, primeiro o básico. Sem saúde e educação nada tem como ir bem. Excelente post, crítico na medida que tem que ser e reflexivo tbm. #Tamojunto #Sempre !!!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. O_o. Obrigado Fabrício.
    Estou fazendo críticas no meu blog agora pra relatar o que acho em prol de certos assuntos.
    Já que não posso opinar e fazer com que o governo me escute eu opino aqui e tento passar uma reflexão de como nosso país está atualmente.
    #TamojuntoMesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse posto :] a crítica sem dúvidas é bem forte, mas o mais legal é que faz refletir.

    ResponderExcluir
  4. Que bom q o fiz refletir sobre o assunto abordado. Crítico exageradamente talvez mas provoca o pensar das pessoas. Isso é bom. Obg. Voltei sempre.

    ResponderExcluir